Redução do número de vereadores deve ser discutido na Câmara de Tubarão nesta segunda-feira

Foto: reprodução

Entre os assuntos que serão levantados durante a sessão na Câmara de Vereadores de Tubarão nesta segunda-feira, 06, o parlamentar João Fernandes (PL) deve usar seu tempo na tribuna para convencer os demais vereadores em apoiar o seu projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, que propõe reduzir o número de vereadores de 17 para 15.

O assunto foi publicado na semana passada, com exclusividade, pelo Portal Infosul; quando a reportagem recebeu a informação que ao menos dois vereadores da Casa Legislativa Tubaronense pretendiam apresentar uma proposta de redução de 17 para 13 representantes.

Minutos após a publicação, João Fernandes entrou em contato com o Infosul para relatar que ele também tinha uma proposta de redução, e que sempre foi um entusiasta sobre o assunto. “Desde 2012 eu venho propondo a redução do número de vereadores, desde 2012”, enfatiza.

Qualquer emenda à lei, na Câmara de Tubarão, é necessário que pelo menos seis vereadores assinem a proposta. Segundo o edil, cinco vereadores já disseram apoiar o texto. “Já tenho cinco assinaturas, falta só mais uma. Se a gente conseguir que mais um vereador apoie, vamos conseguir levar o texto para votação no parlamento”, acrescenta.

Caso a proposta consiga as seis assinaturas, o projeto será colocado em votação em breve. Quando isso ocorrer, serão necessários 12 votos favoráveis para que seja determinada a redução do número de vereadores em Tubarão.

Questionado sobre a proposta de redução de 17 para 13, João Fernandes diz ser favorável. “Eu quero reduzir para 15, porque assim acredito que possa ser aprovado pelos demais; mas se quiserem reduzir para 13, também sou favorável. O importante, repito, é reduzir”, conclui.