Regional Sul: Jovem entusiasta da aviação acompanha voo inaugural da Azul para Porto Alegre

Foto: Lucas Martins

O tão aguardado voo de Jaguaruna para Porto Alegre aconteceu na madrugada deste sábado, 21. O avião da Azul Linhas Aéreas decolou à 00h55 do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi e pousou no seu destino exatamente à 01h35. Já o voo de retorno decolou às 5h e pousou às 5h35.

Anunciado meses atrás, a nova rota da Azul deve permanecer até o dia 13 de janeiro. De acordo com o diretor comercial da RDL, André Constanzo, esse voo já era aguardado em meados de 2019, mas devido alguns impasses só foi possível agora. No entanto, há uma grande expectativa que a rota seja confirmada para 2020.

Lucas Martins, 19, é estudante do 7º semestre de fisioterapia pela Unisul, mas sua grande paixão sempre foi a aviação. Em 27 de abril de 2015, data do primeiro voo operado no Regional Sul, Lucas foi de bicicleta até o aeroporto para acompanhar o pouso e decolagem da Latam. Há época, não conseguiu saciar sua vontade de estar lá como passageiro. A história se repetiu no dia 10 de abril de 2016, quando aconteceu a primeira operação da Azul no local.

Registro que Lucas conseguiu fazer no dia do primeiro voo no Regional Sul - 27/04/2015

Assim que viu o anúncio do novo trajeto, o jovem se programou e comprou as passagens. Foi um bate-volta. "Comprei as passagens há uns dois meses. Eu quis participar desse voo porque eu amo aviação, me fascino com esse mundo. Então, juntei o útil ao agradável", afirma.

A aeronave usada para a rota foi uma fabricação brasileira, um Embraer-195, o mesmo modelo usado no início das atividades da companhia, em 2008. "Eu nunca havia voado pela Azul, aproveitei essa oportunidade. Quem conhece ou estuda um pouco de aviação sabe que poder conhecer o interior de um avião é fascinante", conta ele sobre ter conseguido entrar na cabine do comandante.

"Tanto na ida quanto na volta tinham poucos passageiros. Acredito que na ida tinham umas 35 pessoas, já na volta eu vi a aeromoça contanto e tinham 46 passageiros", afirma o universitário atento à tripulação.

Segundo Martins, o passeio foi tranquilo e a tripulação muito gentil. "Tivemos uma turbulência na volta, mas foi coisa pouca. No geral foi tudo muito tranquilo. O comandante passava informações sobre o tempo e temperatura, muito bacana. A tripulação muito educada, prestativa. Eu amei", revela.

Horários dos Voos

Terças, quartas e quintas-feiras a aeronave pousa em Jaguaruna às 00h55min e decola às 06h05min;

Nas sextas, o avião decola de São Paulo e pousa no Regional às 23h15min, decolando às 23h55min para Porto Alegre;

Aos sábados, o voo sai do aeroporto gaúcho e pousa em Jaguaruna às 05h40min, depois segue para São Paulo às 06h20min;

Já nos domingos, a aeronave sai de São Paulo e para em Jaguaruna às 23h15, tendo como destino o aeroporto de Porto Alegre às 23h55min;

Nas segundas, o ponto de partida do avião é Porto Alegre, pousa em Jaguaruna às 5h40min e decola para São Paulo às 06h20min.

Lucas Martins na cabine do comandante - Voo Azul