Representações estudantis organizam protesto para cobrar respostas da Unisul

Foto: Unisul Hoje

O Portal Infosul acompanhou, com exclusividade, uma reunião entre representantes de Centros Acadêmicos e Atléticas de cursos da Unisul realizada no início da noite de ontem, 08. Os alunos discutiram pautas que serão reivindicadas em um ato de protesto marcado para a próxima terça-feira, 12, às 19h30, em frente ao Shopping Unisul.

Um dos pleitos será o reajuste das mensalidades. Os representantes não concordam com a última correção proposta pela universidade: 5,66%. De acordo com eles, em agosto deste ano, o reitor da entidade Mauri Heerdt teria reunido os representantes dos CA’s, Atléticas e Diretório Central dos Estudantes para esclarecer a situação da universidade e, nessa ocasião, Heerdt teria afirmado que não haveria reajuste nas mensalidades no próximo semestre (2020/1).

Entre outras pautas, os alunos vão exigir a atualização e prestação de contas no Portal da Transparência da instituição; um contato mais próximo entre reitoria e representações acadêmicas e respostas acerca de todas as mudanças que a instituição deve passar nos próximos dias/meses.

Na reunião também ficou estabelecido que será um ato de protesto apartidário e pacífico. Segundo os acadêmicos, a intenção é apenas obter respostas para as inúmeras interrogações.

Representações que vão aderir ao movimento:

Associação Atlética Acadêmica de Comunicação Social – AAACSUT;
Associação Atlética Acadêmica Petter Duck - AAAPD;
Associação Atlética Acadêmica de Psicologia – AAAPSI;
Associação Atlética Acadêmica Unifica Engenharias – AAAUE;
Centro Acadêmico de Administração – CAAD;
Centro Acadêmico de Ciências Contábeis - CACC;
Centro Acadêmico de Design de Moda – CADM;
Centro Acadêmico de Direito de Tubarão – CADIT;
Centro Acadêmico de Engenharia do Petróleo – CAEP;
Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica – CAEEL;
Centro Acadêmico de Engenharia Química – CAEQ;
Centro Acadêmico de Fisioterapia – CAFI;
Centro Acadêmico de História - CAHIS;
Centro Acadêmico de Medicina – CAMGA;
Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPE;
Centro Acadêmico de Psicologia – CAPsi;

Negociações

Ao que tudo indica, a Unisul está próxima de anunciar parceria com uma instituição de ensino. Em entrevista ao Portal Infosul em 16/10/2019, o reitor da universidade Mauri Heerdt afirmou que "Para o bem dos funcionários, da Unisul, da cidade e da região será imprescindível que todo esse processo se resolva ainda este ano".

Segundo informações extraoficiais, funcionários "diferentes" já circulam pelos corredores do administrativo da organização. Por motivos contratuais a Unisul não confirma o acordo, mas a confirmação de parceria deve ser anunciada até a próxima semana.