O atual gerente da COSIP no município de Tubarão, Dionísio de Quadros, solicitou ao presidente do Legislativo, Gelson Bento, através de ofício, que seja elaborado um projeto de lei para aumentar o número de vereadores para a próxima legislatura.
No documento protocolado, Quadros sugere a composição máxima permitida segundo a Constituição Federal e a Lei Orgânica do município, que é de 17 representantes para cidades com população entre 80 mil e 120 mil habitantes.
“A adequação não implicará em qualquer aumento de despesa ao erário, uma vez que o duodécimo repassado ao Poder Legislativo é calculado com base na receita do Município, e não sob o número de vereadores”, justificou Dionísio.
Tubarão já teve 17 representantes no legislativo. A redução para 15 foi discutida e aprovada quatro anos atrás, quando os edis justificaram que o corte iria gerar economia aos cofres públicos.
Entretanto, em 2020, quando ainda tinham 17 vereadores, o repasse do Município à Câmara era de R$ 9,2 milhões ao ano. Em 2024, com 15 vereadores, o repasse previsto é de R$ 14,4 milhões.
Procurado pela reportagem do Portal Infosul, o presidente Gelson Bento (PP) afirmou que a solicitação será discutida com os demais parlamentares e que persistirá o anseio da maioria.