Retorno do transporte coletivo é adiado por falta de informações do governo do Estado

Foto: reprodução

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) decidiram, na tarde desta sexta-feira, 05, adiar o retorno do transporte coletivo municipal.

A retomada das atividades  estava programada para a próxima segunda-feira, 08, entretanto, o Governo do Estado não disponibilizou a chamada "ferramenta epidemiológica", que contém dados técnicos sobre a situação da pandemia; informações essas necessárias para tal decisão.

Como a ferramenta prometida pelo Estado ainda está inacessível, os prefeitos decidiram criar um Comitê Extraordinário de acompanhamento da pandemia na região, formado por um profissional de cada município, a fim de analisar e medir os riscos sanitários. Estes números serão levados em conta para a confecção dos protocolos necessários para o funcionamento das atividades, como o transporte coletivo. Ainda assim esses protocolos devem ser aprovados pela vigilância sanitária estadual.

O comitê criado pela Amurel já deve se reunir no final de semana para iniciar os estudos necessários e subsidiar as decisões dos prefeitos, que devem se reunir novamente no início da semana. Já a previsão para a volta da circulação de ônibus do transporte coletivo nos municípios, deve acontecer somente a partir do dia 15 de junho.

Informações: Prefeitura de Tubarão