Revista científica publica estudo onde afirma que cidade de Tubarão pode desaparecer parcialmente

Imagem: Climate Central

A pesquisa foi realizada pela Organização Não-Governamental Climate Central e publicada pela revista científica Nature Communications. No estudo, áreas que estão localizadas em volta do Rio Tubarão podem ficar submersas até o ano de 2050. Outros municípios como Jaguaruna, Garopaba do Sul e Laguna também podem ser atingidos pelo alto nível do mar.

De acordo com os pesquisadores, desde 2006, o nível do mar subiu 3,6mm por ano e, se continuar neste ritmo, até 2100 o mar terá subido mais de 1 metro.

A revista afirma que o progresso do nível do mar é consequência do aquecimento global.

Em comunicado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão disse ter recebido a notícia com surpresa, mas segundo o gestor-coordenador da Defesa Civil da cidade, Murilo Damian Ribeiro, o estudo é inconclusivo, visto que não é claro de onde foram tirados os dados do levantamento e, principalmente, porque não foram explicados os parâmetros que definiram o resultado final da pesquisa.

De qualquer forma, Tubarão possui um plano de contingência para situações desta natureza, onde constam todas as medidas referentes a casos de inundação.

Clique aqui para ver a pesquisa.