Saiba quando e como executar a obra residencial de esgoto

infosul
Foto: reprodução

Com a implantação e operação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto em Tubarão, administrado pela Tubarão Saneamento, aos poucos, mais unidades consumidoras recebem a autorização, que aparece em um comunicado na fatura mensal, para começar a usar o serviço. Com isso, o proprietário/morador deve realizar as adequações hidráulicas no imóvel.

Ao receber essa autorização, a residência já estará contando com uma saída individual de rede coletora, instalada pela Concessionária, disponível próximo ao passeio, que é onde a conexão deve ser realizada pelo usuário. Identificar esse ponto é o primeiro passo.

Depois disso, é necessário providenciar as adaptações nas tubulações do imóvel para ligar o despejo de esgoto à rede coletora. O usuário pode contar com o trabalho de um pedreiro ou encanador de confiança para a execução do serviço. Em caso de dúvida ou para mais informações, a Tubarão Saneamento está disponível pelos telefones 0800 648 9596, (48) 3052-7400, ou via WhatsApp (48) 99168-5827.

No geral, segundo a Concessionária, as modificações internas se resumem em desativar a fossa/filtro, mantendo o uso da caixa de gordura para os ambientes como cozinha e área gourmet. "Algumas unidades consumidoras, principalmente as mais antigas, podem ter particularidades que podem proporcionar uma dificuldade maior na hora de fazer essa adaptação, por isso, nos colocamos à disposição para fazer uma visita e orientar sobre a melhor abordagem, antes de fazer qualquer trabalho", explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.

Ao chegar na etapa final da obra, quando há necessidade de atuação no trecho que compreende o passeio público, é importante que o proprietário/morador informe à Secretaria de Urbanismo do município, que deve orientar sobre a execução da obra e autorizar o trabalho. Do contrário, o serviço estará irregular, sujeito a multa por parte do município de Tubarão.

× Fale com o Infosul