Santa Catarina recebe último lote com 230 respiradores

Foto: SECOM

Santa Catarina recebeu ontem, terça-feira, 30, o último lote de respiradores artificiais adquiridos junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul, para o enfrentamento do novo coronavírus no Estado. São mais 230 ventiladores – de um total de 500 – entregues ao Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que os equipamentos serão disponibilizados às unidades hospitalares seguindo critérios de distribuição que avaliam o risco epidemiológico de cada região.

“As nossas ferramentas apoiam as decisões relacionadas à pandemia realizadas pelos gestores municipais e apontam quais as necessidades para o enfrentamento da pandemia. Esses 230 novos ventiladores com certeza serão um reforço importante para a nossa estratégia de combate à pandemia, principalmente diante desse cenário que estamos enfrentando com a chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias”.

Ainda serão definidas quais as unidades que receberão os ventiladores. Dos primeiros três lotes, já foram entregues 236 equipamentos. Motta Ribeiro explicou que desde o início da pandemia, o Estado vem planejando ações para possibilitar a ampliação de leitos de UTI Covid. Foram identificados 49 hospitais para ampliação de 713 leitos, disponibilizados recursos e equipamentos, além de ter alterado as metas para pagamento das organizações sociais e hospitais participantes da Política Hospitalar Catarinense.