Primeiro caso de Sarampo é confirmado na região

Foto: Reprodução

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina confirmou o primeiro caso de sarampo na região. Um jovem de 22 anos, natural de Imbituba, teria contraído a doença depois de uma visita à Curitiba, no Paraná. O caso ocorreu em setembro e o rapaz já teve alta.

Em 2019 já são 34 casos confirmados da doença no estado. A maioria deles em Florianópolis, 17 casos. Para se ter uma ideia, em uma semana houve um aumento de mais de 60% nas ocorrências de registro de suspeita de sarampo em comparação com o último levantamento. Além desses, outros 17 casos estão sendo investigados.

Segundo a gerente de imunizações da Dive, Lia Quaresma, a melhor forma de prevenir novos casos de sarampo é a vacinação. Por essa razão, desde o início do mês o estado intensifica a campanha de vacinação contra o vírus.

O Calendário Nacional de Vacinação determina que a primeira dose da vacina deve ser tomada aos 12 meses do nascimento da criança e a segunda dose aos 15 meses. Agora, no entanto, o Ministério da Saúde instituiu uma nova dose aos 6 meses, mas essa última não substitui as demais.

É essencial que a criança possua duas doses da vacina e, por isso, é importante que os pais e/ou responsáveis confiram a Carteira de Vacinação dos pequenos.