Secretário Estadual de Saúde, Helton Zeferino, pede exoneração do cargo

Foto: reprodução

Depois de ter participado da já tradicional coletiva de imprensa online, junto do governador Carlos Moisés, o Secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino, pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira, 30. A informação foi confirmada em Nota Oficial.

No documento enviado à imprensa, o Governo agradece os serviços prestados pelo secretário desde o início de 2019, dando ênfase a quitação da dívida da saúde, estimada em quase R$ 750 milhões.

Não foi divulgado o nome do substituto de Helton. “O nome do novo secretário de Estado da Saúde deverá ser divulgado nos próximos dias”, diz o comunicado.

Deputados queriam afastamento do secretário

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina iria encaminhar na próxima segunda-feira, 04, um requerimento ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL), no qual pediriam o imediato afastamento de Helton Zeferino do cargo de secretário de Estado da Saúde. O pedido foi aprovado por unanimidade em sessão virtual na quarta-feira, 29.

O pedido tinha como base a denúncia veiculada em reportagem do site The Intercept Brasil, nesta semana, sobre possíveis irregularidades na compra, de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, no valor de R$ 33 milhões. Os parlamentares entenderam que, na administração pública, esse procedimento, pelo valor e pela relevância, não teria como ser efetivado sem o conhecimento e o aval do secretário.