Sistema que monitora distanciamento social e uso de máscara é testado em Tubarão

Foto: reprodução/print

As empresas Monitorall e Deconve, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão, entregaram nas últimas semanas um projeto em caráter piloto, para auxiliar no monitoramento de ações preventivas da COVID-19, utilizando câmeras disponíveis em locais diversos da cidade.

A estrutura de câmeras foi disponibilizada pela empresa Monitorall. A Deconve, por sua vez, disponibiliza a solução que faz o processamento dos vídeos, e com o uso de inteligência artificial, detecta as pessoas, mede o distanciamento social e identifica, de forma anônima, o uso ou não das máscaras de proteção.

A solução utilizada é bastante inovadora e tem permitido identificar horários de maiores aglomerações, o que facilita o entendimento sobre o funcionamento ou não das ações de conscientização junto à população.

Resultado dos primeiros testes

Nos testes realizados, foi utilizada uma câmera no calçadão de Tubarão, que registra um fluxo diário de aproximadamente oito mil pessoas. Observou-se que em média 60% das pessoas respeitaram a recomendação de distanciamento social sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante horários de pico, onde há uma maior aglomeração, observou-se uma menor preocupação da população. No período entre as 13 e as 15 horas percebeu-se que somente metade das pessoas atenderam às recomendações de distanciamento social. Já no final da tarde, entre as 17 e as 19 horas, o valor observado foi de 55%. Em relação à utilização de máscaras de proteção respiratória verificou-se que mais de 80% pessoas estão seguindo a recomendação de utilização do acessório em local público.

As próximas etapas previstas estão em aumentar a quantidade de locais monitorados, incluindo bairros e outros espaços públicos.

Nestes links, você acessa dois vídeos que mostram o funcionamento do sistema em tempo real. Clique aqui para o sistema de monitoramento e aqui para o videomonitoramento.