Testes rápidos para identificar o novo coronavírus começa a ser aplicado em Tubarão

Foto: divulgação/PMT

Começou ontem e termina nesta quinta-feira, 16, a aplicação de testes rápidos para detecção de COVID-19 nos pacientes que procuraram o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), de Tubarão. Ao todo, serão 200 testes realizados.

O município conseguiu adquirir apenas 200 testes, e por essa razão, essa primeira remessa será destinada aos pacientes que já testaram positivo para a doença em exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde, o Lacen; para os que aguardam resultados de exames; os considerados suspeitos de terem a doença; e também os pacientes que tiveram sintomas leves e estão sendo monitorados.

“Essa primeira testagem vai identificar quem já teve a Covid-19 e produziu anticorpos necessários para se livrar da doença, os que ainda estão com o vírus ativo e também os que não apresentam anticorpos, ou seja, não têm o coronavírus”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.

O teste rápido funciona com uma gota de sangue do paciente, que após misturada a um reagente, em 10 minutos mostra o resultado.