Transporte coletivo e atividades práticas no Ensino Superior são liberados a partir de segunda-feira

Foto: reprodução

A prefeitura de Tubarão autorizou o retorno do transporte coletivo urbano de passageiros a partir de segunda-feira, 15, bem como atividades de ensino superior consistentes em estágios obrigatórios e em atividades práticas presenciais curriculares em laboratórios.

As atividades liberadas só podem ser exercidas se seguirem os protocolos de prevenção e combate ao novo coronavírus elaborados pelo Comitê Extraordinário Regional (CER AMUREL COVID-19). Compete à coordenadoria de Vigilância Sanitária Municipal, a fiscalização do cumprimento das normas de saúde e de combate ao coronavírus, previstas na liberação.

No caso do transporte coletivo, diversas medidas de segurança devem ser observadas pelas empresas, a partir da volta do funcionamento. Deverão, por exemplo, testar todos os funcionários e afastar aqueles com resultado positivo para Covid-19, ou com sintomas fortes da doença. Para que as atividades sejam realizadas é preciso que a empresa e os passageiros cumpram todas as regras estabelecidas no decreto, como o uso de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos com álcool gel 70% (fornecido pela empresa), dentre outras.

O decreto assinado e divulgado nesta sexta-feira, 11, ainda proíbe a circulação de pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas, nos veículos de transporte público coletivo municipal e intermunicipal. As atividades práticas no ensino superior, também deverão seguir protocolos especiais, que constam do decreto.

“A liberação de qualquer atividade depende diretamente do panorama da pandemia na cidade. Por isso é muito importante a colaboração de todos, para mantermos baixos os índices de contaminação”, avalia o prefeito Joares Ponticelli.

Informações: Prefeitura de Tubarão