Treze de Maio testa mais de 290 fiéis para Covid-19 durante feriado de Nossa Senhora Aparecida

Foto: Marcos Modolon

Mais de cinco mil fiéis passaram pelo santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Treze de Maio, nesta segunda-feira, 12, dia da padroeira. A movimentação na Colina tem sido intensa desde sábado, dia 10. A Secretaria de Saúde da cidade chegou a pedir para que os devotos evitassem o local, devido à pandemia do novo coronavírus, entretanto, muitos não abriram mão do ato de fé.

Como forma de auxílio, foram distribuídas mais de 750 máscaras aos peregrinos que passavam pela barreira sanitária instalada no início da subida. “Só passava quem tinha máscaras”, disse o Secretário de Saúde do município, Marcos Modolon.

Aos pés da padroeira, ao menos 290 fiéis foram testados para o novo coronavírus. Destes, apenas uma mulher teve resultado positivo para a doença e, foi orientada a procurar o médico do bairro para os devidos cuidados. “O teste acusou que a devota já teve o vírus, mas ela não sabia. Demos todo o suporte à ela, que foi orientada a retornar para casa e procurar um médico”, disse Modolon.

Ainda segundo o profissional, a quantidade de fiéis na cidade inspira cuidados, visto que muitos não estavam tomando os devidos cuidados sanitários. “Na última segunda-feira, 5, nós havíamos zerado o número de pacientes confirmados que estavam em recuperação. Desde o início da pandemia, Treze de Maio teve 329 casos de Covid-19; todos curados. Somos o único município da região que não registrou óbito. No entanto, os casos confirmados voltaram a subir”, disse Marcos, preocupado.

O boletim epidemiológico mais recente, divulgado às 16 horas desta segunda-feira, mostra que a cidade 329 foram casos de Covid-19 confirmados, 400 descartados e 9 estão em processo de recuperação.