Tubarão: Sindilojas estuda ampliação no horário do comércio

Foto: reprodução

O Sindicato do Comércio Varejista de Tubarão, o Sindilojas, está avaliando a possibilidade de ampliar o horário regular de funcionamento do comércio na cidade. De acordo com a associação, o atual horário – das 8h30 às 18h – está ‘engessando’ a atividade. Além disso, a entidade também aponta uma pesquisa realizada pela Unisul, em 2018, onde 60% dos entrevistados concordavam que o atendimento comercial deveria ser estendido até às 19h30.

“Quem pede um horário flexível não é o Sindilojas e nem a CDL, mas o consumidor. Esta solução não é uma decisão aleatória e no atual momento que todos passamos, ela é uma medida democrática que atende a todos”, acentua Marciano Michels, presidente do Sindilojas.

A proposta analisada pelos integrantes do sindicato é de manter as portas do comércio abertas até às 19h, e deve ser discutida em reunião ainda nesta semana. Desta forma, a entidade acredita que haverá um fluxo maior de clientes, possibilitando, inclusive, que os próprios trabalhadores tenham tempo para fazer suas compras.

Caso a ampliação seja aprovada, vão adotar o novo horário somente os lojistas que desejarem. A aplicação do novo padrão não será uma exigência. No entanto, aqueles que aderirem vão precisar negociar com seus funcionários, visto que a legislação trabalhista deverá ser seguida rigorosamente.

Outro ponto positivo, segundo o presidente do Sindilojas, Marciano Michels, é que com a ampliação do horário de atendimento do comércio, pode ocorrer uma melhor mobilidade no trânsito da cidade. “Isto permitirá menos veículos nos tradicionais horários de pico e vai gerar menos estresse e melhor qualidade de vida”, avalia.