Tubarão: Vereadores Mirins são recepcionados com café especial na Câmara

Foto: Portal Infosul

Os vereadores mirins eleitos no ano passado estiveram na Câmara de Vereadores de Tubarão nesta quinta-feira, 27, para conhecer as acomodações da Casa Legislativa. O projeto tem como objetivo despertar o interesse político nos jovens desde cedo. Durante a apresentação, estiveram presentes os parlamentares José Luiz Tancredo (PSDB), Douglas Antunes (MDB) e o presidente da casa Jairo Cascaes (PSD).

Assim que chegaram, os alunos puderam sentar nas cadeiras dos parlamentares, dentro do plenário, e ouviram dos especialistas da casa como funcionam os trabalhos ali dentro. Após essa recepção, todos foram encaminhados a sala da presidência, onde foram recepcionados com um café especial de boas-vindas.

“Vocês vão ter a oportunidade de ver e aprender como funciona a Câmara de Vereadores. Ao longo do tempo, vão conhecer todos; vão ver as discussões dos projetos, entender como se cria uma lei, as votações, tudo... Além, claro, de sugerir projetos, trazer as demandas das escolas”, comenta o presidente da casa, Jairo Cascaes.

Para o vereador José Luiz Tancredo, “Ver esse projeto retornar é gratificante. Minha filha participou da primeira edição deste projeto – em 2004 – e, hoje, ela já se formou e, muitas das discussões que temos em casa sobre política, foi porque ela aprendeu aqui dentro, na prática”, relata.

A diretora da Escola Maria Emília Rocha, Jucimar Marques, disse ter feito questão de incentivar os alunos de participarem do projeto. “Assumi a direção da escola nesta semana, mas assim que soube da iniciativa procurei saber como funcionava. Pela manhã, me adiantei e liguei para os responsáveis dos alunos eleitos de nossa escola, alguns disseram que não tinham como trazer [na Câmara] o filho, mas eu me prontifiquei e trouxe”, declara. “A todo tempo nós vivemos política. Nós precisamos incentivar os nossos jovens”, acrescenta.

O vereador Douglas Antunes, pediu que os pequenos aproveitassem a oportunidade. “Essa oportunidade pode despertar – em vocês – algo que nem vocês saibam. Aproveitem. Utilizem o espaço esse espaço para trazer as insatisfações, as ideias...”, argumenta o parlamentar.

Durante a coletiva, a reportagem do Portal Infosul questionou os presentes sobre o motivo que levou eles a encararem esse desafio. O mirim Saymon de Almeida Damásio, do 8º ano da Escola Manoel José Antunes, disse “quero propor melhorias na minha escola. Quero que todos consigam ter condições para comprar um uniforme, por exemplo”.

A aluna da Escola Arino Bressan, Valentine do Nascimento Gomes, ressalta que “É muito interessante a gente poder aprender, saber como a gente vai poder mudar o nosso futuro”. Já a colega de turma, Nicole Mendes de Ramos, já sabe muito bem o primeiro projeto que pretende apresentar. “Vou propor que tenhamos aulas no contra turno, por exemplo. Seria muito legal se a gente tivesse aulas de teatro, dança... Também quero tentar apresentar um projeto de inclusão; seria muito bacana se pudéssemos ter aulas de libras”, destaca a jovem.

Na próxima semana os jovens voltarão a se reunir para eleger a mesa diretora da legislatura. O projeto contempla cada vereador com um mandato de um ano. Eles não são remunerados pela experiência. Para permanecer exercendo o cargo, os alunos deverão ter frequência e notas exemplares em suas escolas.