Tubaronense Affonso é destaque da equipe sub-20 do Fortaleza

Foto: Samuel Andrade / Divulgação

Cinco gols em um único jogo, mais três gols no jogo seguinte. Os números citados são de Affonso João Martins Neto, o Affonsinho, atacante do sub-20 do Fortaleza, nos dois jogos realizados na última semana. Tubaronense, do bairro Fábio Silva, o jogador de 19 anos vem sendo um dos principais destaques do Leão do Pici no Campeonato Cearense e no Campeonato Brasileiro da categoria. Desde que chegou ao Fortaleza em agosto, Affonso já soma 13 partidas como titular — 14 ao todo — e 10 gols marcados, sendo o artilheiro da equipe na temporada em apenas 3 meses de clube. A artilharia é fruto das grandes atuações de Affonso nos últimos jogos.

Affonsinho é o artilheiro do sub-20 do Fortaleza na temporada 2021. Foto: Matheus Sebenello / Fortaleza EC

Nesta semana, pode-se afirmar que Affonso vive um dos melhores momentos da sua carreira. Foram 8 gols marcados e uma assistência em 2 jogos. Pela segunda rodada do Campeonato Cearense, fora de casa, o Fortaleza enfrentou o São Gerardo no dia 8 de setembro e aplicou uma sonora goleada de 9 a 0. O tubaronense Affonso atuou apenas 61 minutos, o suficiente para marcar 5 gols. Uma média de um 1 gol a cada 12 minutos. Só no primeiro tempo, foram 3 gols, aos 30, 40 e 48. No segundo tempo, jogou apenas 15 minutos, mas ainda teve tempo de marcar mais dois gols, aos 2 e 3 minutos da etapa final. O resultado colocou o Tricolor de Aço na liderança do Campeonato Cearense.

Apenas 3 dias depois, no dia 12, Affonso entrou em campo novamente, desta vez no duelo entre Fortaleza e Athletico Paranaense, no CT do Caju, em Curitiba. Foram menos gols, mas Affonso conseguiu repetir a grande atuação do jogo passado. Contra o vice-líder do Campeonato Brasileiro, seu ex-clube, o atacante marcou 3 gols, deu uma assistência e foi o principal nome da vitória por 5 a 3. Com o hat-trick anotado em Curitiba, o tubaronense se isolou na artilharia do Fortaleza na competição nacional com 5 gols.

Fortaleza Esporte Clube
Affonso em ação com a camisa dos juniores do Fortaleza. Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

As boas atuações logo devem chamar a atenção dos grandes clubes do futebol brasileiro ou até mesmo do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que faz bela campanha com o Fortaleza na Série A do Brasileiro — a equipe cearense ocupa a 4ª colocação com 33 pontos. Buscando repetir o desempenho que teve nos últimos dois jogos, Affonso volta a campo nesta quarta-feira (15), para mais um compromisso pelo Cearense Sub-20, contra o Alvinegro, no CT do Fortaleza, em Maracanaú. Pelo Brasileiro, a próxima partida é diante do Atlético-MG, no domingo (19), também em Fortaleza.

Affonso sempre foi destaque nas escolinhas da região

Desde pequeno, Affonso sempre sonhou em ser jogador de futebol. A trajetória em busca desse sonho foi iniciada quando ele tinha apenas 9 anos, na equipe de futsal de Tubarão. Franzino e veloz, Affonsinho, como é carinhosamente conhecido, sempre chamou atenção. Na sequência, ele migrou para o futebol de campo, para atuar no Clube de Campo. Ele também chegou a ter breve passagens por Avaí, Figueirense e Santos, mas não permaneceu por ainda ser muito jovem.

Laurence e Milton foram os professores que levaram Affonsinho ao Athletico Paranaense. Foto: Divulgação

A grande chance para dar um passo à frente em busca do sonho de ser jogador de futebol surgiu em 2015, quando tinha 14 anos. Durante uma avaliação do Athletico Paranaense, Affonso chamou a atenção e foi convidado para integrar as categorias de base do Furacão. No Athletico, conquistou o título estadual da categoria juvenil em 2019, no seu último ano de clube. Em 2020, recebeu uma oportunidade para integrar a equipe profissional do Grêmio Prudente (SP). No time paulista, disputou a Segunda Divisão Paulista -— equivalente à quarta divisão estadual. Em 12 partidas, balançou as redes uma vez, contra o Tupã.

Affonso é lateral-direito de origem, mas atua em diversas posições do setor ofensivo. Foto: Divulgação

Em julho, surgiu a oportunidade de acertar com o Fortaleza, onde atua e vem se destacando. Lateral-direito de origem, Affonso se destaca pela versatilidade, podendo atuar como meio-campo e também nos lados do campo, posição onde anotou 8 gols nos últimos 2 jogos.

Affonsinho com o troféu de Craque do Jogo. Foto: Xandy Rodrigues / XR8