Unisul emite nota respondendo alunos que organizam protesto

infosul
Foto: Unisul Hoje

O Portal Infosul pediu uma resposta da Unisul quanto às manifestações que os representantes estudantis da universidade estão organizando para esta terça-feira, 12, conforme divulgado com exclusividade pelo site. Confira:

O vice-reitor da Unisul, professor Lester Camargo, disse que não se pode interpretar o eventual reajuste das mensalidades, ainda não definidos, sem enxergar as necessidades de sobrevivência de uma instituição que responde por grande número de atendimentos médicos, psicológicos, dentários, jurídicos, de assistência social, etc. à população e pela concessão de bolsas às pessoas carentes de recursos. “Não podemos confundir os papéis. Seria muito fácil a Unisul reduzir seus compromissos e ações para readequar suas receitas e despesas; mas isto, no momento, causaria grandes prejuízos à sociedade”.

- A comissão de negociação está discutindo todas as alternativas. Mas é preciso que as análises prossigam nos Conselhos da Universidade e da Fundação Unisul. A partir daí se definirá o índice de reajuste compatível com a realidade social e às necessidades da Instituição, salientou.

Em relação ao movimento estudantil, observou o professor Lester Camargo que se trata de uma postura legítima do Diretório Central dos Estudantes e reafirmou que “a Unisul tem no seu DNA a luta pela democracia. São diferenciais de identidade que implicam em um modo próprio de administrar, ensinar, pesquisar, conviver e comprometer-se com a realidade social e com a verdade”. Quanto a discussão do reajuste, afirmou ser processo que ocorre todos os anos, conforme previsão legal, e que é impossível dissociar essa discussão com a situação econômico-financeira da Universidade.

- A Unisul está buscando soluções para equacionar as dificuldades financeiras e modernizar, ainda mais, suas estruturas acadêmicas. Neste sentido, o reajuste das mensalidades é imprescindível à reestruturação que urge realizar, destacou o professor Lester.

× Fale com o Infosul