Veículos de Comunicação e Agências de Tubarão lançam campanha contra o Covid-19 e as Fake News

Inspirados em uma campanha promovida pela Associação Nacional de Jornais, onde impressos de todo o país circularam com uma mesma capa, valorizando o trabalho do jornalismo profissional na cobertura do combate ao Covid-19, os principais veículos de comunicação de Tubarão se uniram para desenvolver o projeto "Juntos Vamos Derrotar o Corona".

A ideia principal da campanha é conscientizar as pessoas para buscarem informações sobre a pandemia que assola o planeta em fontes com credibilidade, como os veículos de comunicação e as mídias oficiais do município e do estado.

"Nós trabalhamos com a informação todos os dias. É um trabalho sério e profissional. Apuramos a notícia e buscamos as fontes oficiais para passar a verdade ao nosso público. Infelizmente tem muitas páginas e pessoas na internet sem responsabilidade e sem nenhum comprometimento com a ética. O jornalismo é fundamental para ajudar a combater essa pandemia. A informação pode salvar muitas vidas. As Fake News podem fazer o oposto", explica a jornalista Vera Mendonça da Rádio Bandeirantes 1090 AM.

Nos próximos dias, serão produzidas e compartilhadas peças para todos os meios e mídias sociais. O objetivo do grupo, formado por jornais, emissoras de rádio, portais e jornalistas, é de criar uma rede de informações verdadeiras, para combater, de forma cada vez mais ágil as notícias faltas - fake news - que são criadas e compartilhadas.

"Nosso objetivo é levar a notícia correta até os nossos leitores. Não temos horário e nem rotina. Nosso compromisso é com a informação. Essa campanha visa estimular as pessoas para lerem e compartilharem notícias dos veículos participantes, que são compromissados com a verdade", afirma o diretor do Portal Infosul, Lucas Vieira.

Além do Portal Infosul, também estão engajados no combate às fake news os veículos; Rádio Bandeirantes, Rádio Tubá, Abra Digital, Creative, Blog do Matheus Madeira, Noticom, Extra.SC, Hiper FM, UP Marcas, Sul Agora, HC Notícias e Revista Única.

Para apoiar a campanha nas redes sociais, o leitor, ouvinte, seguidor e fã pode usar as hashtags oficiais #TubarãoContraOVírus #JornalismoContraFakeNews