Vereadores testam positivo e trabalhos na Câmara são suspensos

infosul
Foto: Elvis Palma

Dois vereadores testaram positivo para a Covid-19 e por conta disso a Câmara de Laguna suspendeu todas as atividades legislativas nesta semana, incluindo a sessão ordinária desta terça-feira, 23.

O ato foi publicado pelo departamento jurídico ainda durante a tarde de ontem e tem validade até a próxima sexta, 26. De acordo com informações, o prédio irá passar por higienização e por esse motivo o expediente será cancelado nesse período.

Além disso, a sessão desta quinta-feira, 25, por ser a última do mês, também foi transferida para a próxima semana. Segundo apurado pelo Portal Agora Laguna, um servidor também apresentou sintomas da doença.

Outro motivo para a decisão, está relacionada a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, em 30 de janeiro de 2020.

“Os parlamentares diagnosticados com Covid-19 já estão em tratamento e isolamento  em suas residências”, diz um trecho da nota divulgada à imprensa. Segundo o documento, assinado pelo presidente da câmara, Rhoomening Rodrigues, durante o período de suspensão, os servidores do Poder Legislativo ficam submetidos ao regime de home office.

O expediente deve voltar a normalidade na próxima segunda-feira, dia 1° de março, mas, casso haja necessidade, pode haver convocação de sessão virtual por meio do sistema de deliberação digital.

Ex-vereador começa a reagir a tratamento, mas segue internado em UTI

Internado há mais de uma semana na UTI, o ex-vereador Antônio da Silva (PP) segue em tratamento contra as complicações provocadas pelo novo coronavírus. Segundo boletim divulgado à família nesta terça-feira, 23, o estado de saúde ainda é considerado grave, porém estável.

De acordo com a família, Silva continua submetido ao processo de hemodiálise, “mas está conseguindo urinar, então a função renal melhorou um pouco. Ele está sem medicação para manter a pressão, apenas com os antibióticos e sedativos”.

“A função renal que nos preocupa tanto está melhorando dia após dia, assim como a oxigenação e os pulmões também estão dando boa resposta”, relataram os familiares. Com esse quadro, os médicos vão cessar os sedativos nas próximas 24 horas para saber como ele reagirá e se vai conseguir manter a oxigenação e demais funções do corpo. “Caso contrário terá que fazer a traqueostomia e continuar o tratamento no respirador e demais condutas médicas”.

Silva foi diagnosticado com a Covid-19, junto com esposa Cleusi, no dia 28 de janeiro. Os dois fizeram tratamento em casa, mas o ex-vereador começou a apresentar sintomas mais característicos e teve de ser levado ao hospital. “Pedimos orações para que ele consiga se manter sem os sedativos e que consigam desligar o respirador e ele possa respirar sozinho”, diz a esposa.

Fonte: Portal Agora Laguna

× Fale com o Infosul