Vídeo mostra agentes da Guarda Municipal de Tubarão agredindo suspeito imobilizado

Print: vídeo/reprodução

Um homem foi preso na última segunda-feira, 15, em Tubarão, após desacatar Guardas Municipais e fugir em alta velocidade. Um boletim de ocorrência foi registrado. De acordo com o documento, o suspeito foi abordado pelos agentes enquanto estava dentro do próprio carro, estacionado em uma vaga reservada para carga e descarga. Nesse momento, o homem começou a agredir verbalmente os guardas.

Durante a fuga, o suspeito teria entrado na contramão, colocando a vida de pedestres e outros condutores em risco. O carro foi localizado logo em seguida e o homem foi detido. Antes de ser preso, ele ainda tentou desarmar um dos guardas municipais.

Nesta quinta-feira, 18, entretanto, um vídeo com imagens de um circuito interno de segurança, do que aparenta ser um estacionamento de um prédio, foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o suspeito imobilizado por um dos agentes, enquanto outros dão chutes no indivíduo. Pelo menos cinco guardas são vistos no vídeo.

A reportagem do Portal Infosul tentou conversar com o comandante da Guarda Municipal de Tubarão, mas ele não atendeu nossas ligações e nem respondeu nossas mensagens. Quando e se retornar, a matéria será atualizada. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Tubarão disse que um posicionamento oficial será publicado nas sexta-feira, 19. Já a Secretaria de Urbanismo abriu uma sindicância para apurar se alguém teve culpa ou cometeu excessos. Se for apurado algum abuso, os responsáveis serão punidos.

Atualização: às 19h40 o diretor da Guarda Municipal de Tubarão, Joelson da Silva Mendes, respondeu aos questionamentos do Portal Infosul e confirmou que uma sindicância foi aberta para averiguar possíveis excessos de conduta por parte dos agentes.

Atualização: às 22h03 desta quinta-feira, 18, diferente do que havia comunicado mais cedo, a Prefeitura de Tubarão optou por adiantar a Nota Oficial que publicaria sobre o caso na sexta-feira. Confira:

A prefeitura de Tubarão, diante da repercussão de um vídeo que mostra uma ação da Guarda Municipal, ocorrida na última segunda-feira, através da Procuradoria Geral do município está instaurando processo administrativo para apurar os fatos e tomar as medidas legais cabíveis.

De pronto, reiteramos nosso compromisso com a promoção da segurança dos cidadãos tubaronenses, rechaçando qualquer manifestação de violência.

Tubarão, 18 de junho de 2020.

MUNICÍPIO DE TUBARÃO

https://youtu.be/nmqWv-c8baE