Um tsunami meteorológico foi registrado na região Sul durante a madrugada desta segunda-feira, dia 2 de dezembro. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou o evento.
Em Jaguaruna, o fotógrafo Luis Reis registrou o fenômeno. Na cidade, as ondas invadiram ruas e terrenos, além de derrubar muros e portões. “O barulho era muito alto e a onda veio tomando conta. Foi assustador”, pontuou o profissional.
Prejuízos ainda não foram calculados.
O diretor da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Goulart Laureano, explicou que o tsunami meteorológico é chamado também na região de “onda perdida” e que pode ter atingido a região da Esplanada, parte do Campo Bom e Arroio Corrente.
EXPLICAÇÃO
Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.
“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.