De 346 unidades consumidoras com rede de esgoto vistoriadas pela Tubarão Saneamento, 45% apresentaram alguma irregularidade, 48% não realizaram a conexão na rede dentro do prazo de notificação e, apenas, 7% estão conectadas de forma regular.
No total, serão realizadas duas mil vistorias, atendendo quase 6 mil economias, o que equivale a mais de 17 mil habitantes. O trabalho iniciou no início do mês de novembro, no bairro Centro e, ao concluir essa etapa, seguirá para os bairros Vila Moema, Recife e Passo do Gado.
As principais irregularidades encontradas estão relacionadas ao uso da caixa de gordura, seja o tamanho inadequado, sem limpeza frequente e até com o despejo da área de serviço na mesma conexão. Outro erro identificado em grande parte das unidades consumidoras é o despejo de água pluvial no sistema de coleta de esgoto. “As pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao uso correto do serviço. Essas vistorias têm funcionado também como uma forma de orientação, conforme cada caso”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Fernandes Matos.
“Estamos sendo bem recebidos para este trabalho e percebemos que existe a compreensão de que o serviço de esgoto é importante para a cidade e para a região. Com as vistorias, identificamos que as pessoas não se conectaram por dúvidas quanto a obra interna, que é realizada sob a responsabilidade do proprietário ou morador do imóvel”, completa o diretor.
Sobre as vistorias
O trabalho faz parte do Programa ‘Cuidando do Nosso Rio’, criado pela Tubarão Saneamento e com apoio da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão, Comitê da Bacia Hidrográfica e Prefeitura Municipal, para incentivar ações que melhoram o meio ambiente a partir de atitudes que compõem a rotina de cada cidadão. Por meio dele, são realizadas palestras, mutirões de limpeza, fiscalizações em redes de coleta de esgoto e nas instalações internas das residências, bem como orientações para regularizar a tubulação residencial de esgoto e entre outras atividades.