Você sabia que Jesus não nasceu em 25 de dezembro?

infosul
Ilustração: reprodução

Por Amábile Corrêa, jornalista

Todos os anos Bilhões de pessoas se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, mas a verdade é que o nascimento de Jesus Cristo não aconteceu nessa data. O Natal na antiguidade era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus.  Nenhum dos evangelistas se preocupa muito com a data do nascimento de Jesus, pois para as primeiras comunidades de fé cristã o que realmente era importante para a fé era a paixão e a ressurreição.

Nos primeiros séculos do cristianismo as antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, essa tradição era baseada na ideia de que este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

Agora você está aí se questionando porque, então, o Natal é comemorado nessa época do ano, fique sabendo que a resposta requer um pouquinho de conhecimento histórico. Em 270, o Imperador de Roma, Aureliano, oficializava a tradicional comemoração do sol nascente e invencível, Natalis Solis Invicti no dia 25 de dezembro quando acontecia o solstício de inverno.

A partir do século IV com o crescimento do Cristianismo, essa data deixa de ser a celebração somente do solstício de inverno, e passa a celebrar também o nascimento do “Sol da Justiça que traz a salvação em seus raios” (Ml 3, 20) Jesus a luz do mundo.

Esse texto é de responsabilidade do autor e o espaço neste site é cedido ao mesmo. O Infosul não se responsabiliza pelas informações contidas aqui. Sugestões, críticas ou elogios podem ser enviados para o e-mail: redacao@portalinfosul.com.br.

× Fale com o Infosul